Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2007

Dica do Leitor - Alimentação na Itália

A Luciana Rodrigues mandou a dica:

Para quem não pode gastar muito com comida, mas nao quer abrir mão de qualidade:

1) Existem alguns armazéns, que em italiano a gente chama "alimentari". São umas quitandinhas de bairro, onde é possível pedir para fazer um sanduba fresquinho na hora.
Dá pra comer um sandubinha * 1 latinha de coca-cola com 3,00-4,00 euros. É só pedir un "pannino" (sanduba) con mortadella, salame, prosciutto cotto (o nosso presunto cozido) ou prosciutto crudo (presunto cru, do qual o tipo mais famoso é o Parma Ham).

2) A segunda opção é a pizza al taglio, que seria uma pizza a kilo. Há pizzarias ao kilo em tudo quando é lugar, principalmente em Roma. Algumas pizzas já são recheadas com verduras e/ou embutidos.

3) Para quem não pode gastar muito, evite as entradas (antipasto). Muitas vezes a entrada custa a mesma coisa que o prato principal. Em áreas turísticas, dá para comer um bom prato de macarrão (ou pizza) e um copo de vinho com menos de 12 euros. Deixe 1,50-2,00 euros de gorjeta. Na Itália não é obrigatório deixar 10-15% de gorjeta, mas alguns restaurantes (não muitos) já incluem o percentual na conta. Alguns cobram 1,00-1,50 de couvert por pessoa.

4) Para quem está em hotel com frigobar, saiba que uma latinha de bebida muitas vezes custa 4 vezes mais do que no supermercado. Uma latinha de bebida custa 0,45 no supermercado e 1,50 em muitos bares. Portanto, quem quer viajar com mochilão, comprar a própria bebida no supermercado pode ajudar a economizar bastante

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei das dicas, Italia está entre meus destinos.
Quando eu puder te mando umas dicas de Praga-Republica Tcheca pra quem tiver interesse.
Bjoks

Manu Klippel disse...

amigaaaaaaaa!!! parabens pela iniciativa... to amando o blog novo!!! soh uma dica... qdo as pessoas forem procurar no arquivo, mais provavelmente elas vao procurar por destino, e nao por "alimentacao" ou "acomodacao"... entao nos assuntos vc podia separa-los por país também, que tal???

beijinhossssssssssssssss

Anônimo disse...

ótimas dicas, agora só tenho que programar a vaigem para a Itália!!!

e aqui outra sugestão Claudia: marcadores, se você puder criar marcadores com o nome do país ao que o post se refere, e colocar a lista de categorias no site, ficaria legal, pois se alguém vier aqui e estiver interessado em dicas de um determinado país apenas, é só clicar na categoria e pronto...

Beijocas.

Cheers! Fla disse...

Claudinha, esse blog esta o maximo. Vai ser o maior sucesso!

Bjs!