Páginas

sábado, 28 de abril de 2007

Hotel, Aluguel por Temporada ou Albergue?

A pergunta que sempre me fazem: Quando vale a pena usar um ou outro? Respondo sempre que não há resposta pronta, porque tudo depende muito do seu orçamento, da cidade em questão, do propósito da sua viagem e também se você está viajando só ou não. Mas pra facilitar, aqui vão algumas dicas básicas:

Albergues -
Albergue não é mais sinônimo de jovens estudantes ou um quarto cheio de camas. Mas continua sendo uma opção barata. Hoje em dia, muitas famílias estão usando o albergue como opção e muitos deles tem opção de quartos individuais. Normalmente uso albergue se vou viajar sozinha e ficar pouco tempo na cidade. É uma ótima maneira de fazer amigos, arrumar companhia pra viajar. Em Florença, conheci três americanas no quarto do albergue e ao invés de voltar direto pra Roma, resolvi acompanhá-las na visita a Pisa e passei um dia ótimo na companhia delas. Mas é preciso ficar atento, porque as tarifas mais baratas geralmente são pra quartos compartilhados e sua noite de sono pode ficar comprometida se você der o "azar" de dividir o quarto com alguém que não respeita as regrinhas básicas de convivência. Em Roma, dividi um quarto mais dez mulheres e duas das meninas entravam e saiam do quarto o tempo todo, acendendo e apagando a luz mesmo de madrugada. Foram duas noites sem conseguir dormir direito.
As vezes o albergue só vale a pena se você estiver sozinha. Se estiver com outra pessoa, vale mais a pena procurar um hotel. Por exemplo, em Paris eu paguei 36 euros por pessoa/noite. Mas chegando lá, descobri um hotel por 60 euros, pra duas pessoas.
O site hostel.com permite que você faça reservas em albergues ao redor do mundo. Lembre-se de checar quantas pessoas vão dividir o quarto com você e se você está em quarto mixto ou só para mulheres ou homens. Minha sugestão é que você tente ficar com o mínimo de pessoas possíveis. Quanto a segurança em albergues, normalmente os quartos ou albergue tem ármarios que você pode levar seu próprio cadeado. Não deixe nunca dinheiro e documentos "dando sopa". Nova York, uma cidade de hotéis caríssimos, tem uma rede de albergues bem localizada e por uma fração do preço.

Aluguel por temporada - Normalmente vale a pena se você vai ficar por mais de uma semana na cidade e quer aproveitar a cidade como um "local". É preciso tomar cuidado pra não ter surpresas. Ficar presa do lado de fora do apartamento porque esqueceu a chave e os donos do apartamento estão viajando, num país ou cidade que você não fala a língua pode ser um contratempo. A água do banheiro que não é aquecida, ou a TV que só tem 3 canais locais em outra língua podem ser problemas pra alguns e não pra outros. Então tome cuidados extras antes de fechar negócios. E lembre-se sempre que num albergue ou hotel, você pode pedir pra mudar de quarto se as coisas não estiverem bem do jeito que você quer, já num apartamento, depois de pago, você está preso ao lugar. Neste post aqui, tem vários links pra aluguéis de aptos por temporada em Paris.

Hotel - A opção mais óbvia pra viajantes. É possível encontrar mesmo em cidades reconhecidamente caras, opções de hotéis mais em conta. Nos Estados Unidos, uma boa opção é o site de barganhas Priceline ou o Hotwire. E também o site Hotels.com que tem uma seleção enorme de ofertas. Na Europa, o Priceline também já tem algumas opções e a EasyJet, já conhecida por suas passagens aéreas a preços baixos, agora também tem suas própria cadeia de hotéis, com quartos a partir de 25 Euros em cidades como Londres, Budapeste e Basel, na Suíça. E também uma seleção de hotéis conveniados em várias outras cidades no seu site britânico. É possível encontrar um hotel dentro do seu orçamento, basta ter paciência e saber onde procurar. Mas verifique antes de fechar a reserva, se o hotel cobra por pessoa ou por quarto, porque as vezes você acha que está pagando barato e ao chegar no hotel, descobre que precisa pagar o mesmo valor pro seu acompanhante.

Agora é sua vez. Quando viaja, qual a opção preferida? Já ficou hospedado em Albergue ou Aluguel por Temporada? Como foi a experiência?

7 comentários:

Jady disse...

neste post "aqui" tá linkado pro blog todo!! ;)

xêro

Bel disse...

Sempre viajei em família (marido e filhos) e fiquei em hotel, normalmente recomendado por amigos. Ano passado fui a um congresso de Comunicação no Rio, fiquei num albergue em Botafogo, num quarto mixto com 16 pessoas, foi uma zona. As "regrinhas báscias de convivência" ninguém conhecia. Mas a sorte é que eu e mais duas fazíamos o horário inverso do resto do povo: quando eles saiam, a gente ia dormir (por volta de meia noite) e quando eles voltavam e nos acordavam, (6 da manhã) era mesmo a hora de levantar! Mas que foi uma experiência completamente nova pra mim, foi.
Dormir em "triliches" (eu fiqusi no de cima de todos) com a cabeça "colada" na de um homem que não o marido... kkkkkkkkkk eu nunca pensei que passaria por isso!!! Mas sobrevivi!!!

Anônimo disse...

para viajar barato

http://www.intercambiodecasa.es

o en ingles

http://www.homeforswap.com

Unknown disse...

viajar barato é na Brasil Way.

Já utilizei esses aptos em Nova York, preço muito bom com qualidade e conforto...

mto bom recomendo..

www.brasilway.net

Anônimo disse...

adequately iewebsite edinburgh sinister stirlandii fetoprotein bake improve bags whence authorize
lolikneri havaqatsu

Anônimo disse...

Estarei em NY por alguns dias e indicaram um apartamento de Brasil Way na Rua 49, alguém pode informar se é viável,quero dizer limpo, funciona tudo, podemos ficar tranquilos quanto ao imóvel?

Rocio disse...

Um local muito agradável para um feriado, mas eu estou tentando levantar dinheiro para trazer minha família para viajar miami espero conseguir um aluguel de carros para sua viagem a Miami